domingo, 10 de abril de 2011

Falsos Alarmes de Incêndio

Os falsos alarmes fazem parte do dia-a-dia dos bombeiros.

No entanto, o excesso de zelo com que se telefona para a central dos bombeiros poderá ter, por parte da população, uma maior taxa de assertividade se existirem alguns cuidados antes de agarrarem no telefone.

A grande distância a que possam estar, daquilo que acham que possa ser um incêndio, leva normalmente a falsas interpretações.

O tipo de iluminação pública, alaranjada, leva as pessoas a verem focos de luz que, em determinadas condições climatéricas se possam assemelhar à cor das chamas.

Confundir as nuvens com fumo, também é frequente.

Más vizinhanças também levam a chamadas, apenas porque o vizinho está a fazer muito fumo com o churrasco…

A cada alarme corresponde a mobilização de meios humanos e materiais que, quando se transformam em falsos alarmes, acarretam custos para a sociedade.

É claro que todos dizem – “mais vale prevenir que remediar”, mas, para além das brincadeiras de mau gosto, uma melhor observação e proximidade com aquilo que se suspeita ser um incêndio poderá evitar muitos falsos alarmes.

2 comentários:

  1. grande Paulo isso sim, isso é Sensibilizar, pois alem desses já referidos "maleficios" juntar tambem que nós ao não sabermos se é ou não falso alarme nos deslocamos como tu tambem sabes em velocidades que não são propriamente passeios ao fim de tarde de domingo, quero eu com isto dizer que a nossa actuação enquanto proficionais é sempre "PRO-ACTIVA" logo com alguns perigos para os utentes das vias onde passamos, bem como para nós proprios...
    Um abraço , e agradecer-te por este teu magnifico trabalho quer fotografico quer como comentador daquilo que nós somos,o nosso MUITO OBRIGADO..José Vieira

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, alarmes falsos são parte do trabalho dos bombeiros para enfrentar. Mais educação é necessária para as pessoas das áreas mais pobres sobre como identificar rapidamente um fogo real de fumaça para churrasco, por exemplo, na detecção e alarme de incêndio que podem ajudar neste entendimento. Continuem o bom trabalho dos homens do fogo

    ResponderEliminar